ATIVIDADES FÍSICAS ADAPTADAS AO DEFICIENTE VISUAL


POR ANTONIO JOÃO MENESCAL CONDE*


Este trabalho tem como objetivo levantar uma caracterização básica das defasagens geralmente apresentadas no desenvolvimento geral de crianças cegas congênitas, antes da primeira intervenção da educação formal, quando comparadas às crianças de visão normal da mesma faixa etária, e, baseado nessa caracteriza- ção, buscar a apresentação da função da educação física adaptada a essa clientela, referenciando sua oportunidade, propriedade e validade como elemento importante e imprescindível no processo educacional pelo qual passará a criança cega. Essa criança geralmente apresenta desempenhos inferiores nas áreas motora, cognitiva e social-afetiva. A defasagem apresentada não é inerente a condição de cego, mas sim função de um relacionamento familiar inadequado e, principalmente, é causado pela própria problemática da realização motora. Quanto menos a criança cega interage fisicamente no ambiente, menos ela experimenta situações de aprendizagem, menos oportunidades ela tem de formar conceitos básicos, menos ela relaciona-se com o ambiente e com as pessoas e mais ela se fecha dentro do "SEU MUNDO" particular e restrito pela falta de informações visuais.
A família, muitas vezes, cria ao redor da criança cega uma redoma formada pela superproteção, que é causada pelo sentimento de culpa, pela desestruturação que o nascimento de uma criança deficiente causa em sua família, pelo medo e por falte de informações. Existe um total cerceamento dá ação motora dessa criança. Tudo vem a ela sem que ela saiba a origem das coisas, tudo aquilo que acontece a seu redor passa-se como situações abaixo do seu limiar de captação o elaboração, fazendo com que ela tenha a tendência de fechar-se cada vez mais em seu mundo exclusivo, não fazendo a relação do seu EU com os que a cercam e com o ambiente em que vive.
As defasagens no desenvolvimento geral da criança cega, que se apresentam como estatisticamente relevantes, são mais acentuados na área rnotora. Estas se dão, não por um déficit análomo-fisiológico inerente à criança congenitamente cega, mas sim pela limitação de experiências rnotoras em diversos níveis.
Corno caracterização do estágio de desenvolvimento motor da criança cega apresentam-se com freqüência as seguintes defasagens: equilíbrio falho, mobilidade prejudicada, esquema corporal e cinestósico não internalizados, locomoção dependente, postura defeituosa, expressão corporal e facial muito raras, coordenação motora bastante prejudicada, lateralidade e direcionalidade não estabelecidas, inibição voluntária não controlada, falta de resistência física, tônus muscular inadequado e falta de auto-iniciativa para ação motora.
Como respostas sociais-afetivas apresentam-se freqüentemente o medo de situações e ambientes não conhecidos, in- segurança em relação as suas possibilidades de ação física, dependência, apatia, isolamento social, desinteresse pela ação motora, sentimento de menos valia, auto- confiança bastante prejudicada e dificuldade no estabelecimento de relações básicas do seu "EU" com as pessoas e com o ambiente.
A limitação na captação de estímulos, assim como a falta de relação objeto visualmente percebido-palavra e a falta de experiências práticas, causam urna defasagem a nível cognitivo, que tem corno característica básica a dificuldade na forma- ção e utilização de conceitos. Ressalve-se que a defasagem cognitiva é uma situação conjuntural e não estrutural no desenvolvimento da pessoa cega.
Privado do principal dos sentidos a criança cega não desenvolve naturalmente os sentidos intactos de forma compensatória. O tato, as cinestesias, a audição e o olfato, sem uma adequada estimulação, não atuam de maneira fidedigna na diminuição na defasagem na captação e elaboração dos estímulos que a cegueira provo- ca. Além disso, a impossibilidade da imita- ção e do estabelecimento de modelos restringe, ainda mais, a facilitação de seu desenvolvimento.
A educação física adaptada à criança cega trabalha abrangendo o seu desenvolvimento, não só na área psicomotor,, como também os aspectos cognitivos, sociais-afetivos e sensoriais. Ela utiliza o corpo da criança cega como instrumento, como ferramenta mor. Partindo do conhecimento e domínio deste corpo, ela usa o movimento controlado como meio, o res- peito absoluto a individualidade do aluno como estratégia básica, o prazer da des- coberta de poder fazer como reforço, tendo como fins o alicerçamento e a potencialidade de seu desenvolvimento geral, bus- cando propiciar condições favoráveis à sua trajetória acadêmica e, futuramente, à sua emancipação social.
A criança cega tem absoluta necessidade de descobrir, conhecer, dominar e relacionar o seu corpo com o ambiente e com as pessoas. Só assim ela se identificará como ser inédito, formando o seu "EU", interagindo no ambiente e em seu grupo social, é uma etapa de seu desenvolvimento que não pode ser queimada. Dela vai depender todo o caminhar de sua matura,@ção. Ela buscará inicialmente a própria estimulação dentro do âmbito corporal encontrado aí o desestírnulo e a motivação para a ação motora.
O conhecimento do próprio. corpo está intimamente vinculado ao desenvolvimento geral da criança cega. Ao levá-la, como primeiro passo, ao conhecimento, controle e domínio do seu corpo, a educação física adaptada irá embasar e favorecer a evolução dessa criança, enfocando também aspectos como a auto-confiança, o sentimento de mais valia, o sentido de cooperação, o prazer de poder fazer e as interfaces dessas valências afetivas com o seu cotidiano na família, na escola e na sociedade, a educação física cumprirá sua função de importante elemento facilitador no caminhar da criança cega rumo à sua emancipação social, possibilitando-lhe condições básicas que capacitem-na futuramente a superar as barreiras, de diversos tipos, nuances e intensidades, que certamente lhe serão impostas.


* ANTÔNIO JOÃO MENESCAL CONDE - Professor de Educação Física do instituto Benjamin Constant. Fone: (0XX21) 295-4499 email: ibc@infolink.gov.br



Medicina Esportiva/Atividade Física
Atividade Física e manutençaõ do bem estar

A atividade física realizada com regularidade é uma das principais bases para a manutenção da saúde em qualquer idade, junto à correta alimentação e ao estado emocional equilibrado.Historicamente o Homem sempre foi muito ativo, podendo-se se afirmar que desde o seu aparecimento, há dois milhões de anos, viveu mais de 99% deste tempo como nômade, vivendo da caça e da agricultura. Somente há pouco mais de um século sua atividade física passou a apresentar mudanças muito importantes.A Revolução Industrial iniciada em fins do século passado levou o Homem do campo para as cidades e passou a favorecer uma vida com menor atividade física, com tendência ao sedentarismo. O ser humano foi preparado para um tipo de vida extremamente ativa do ponto de vista físico e a vida moderna mudou radicalmente esta perspectiva.Este fato trouxe importantes implicações sobre o padrão de doenças e também na associação entre hábitos de vida e saúde. A verificação destes fatos e a identificações dos seus inúmeros fatores negativos, trouxe uma volta da atividade física nos últimos 30 anos, na forma de exercícios organizados, como caminhadas, ciclismo, etc, demonstrando uma clara tendência à volta do Homem ao comportamento de seus ancestrais.Na realidade a prática de exercícios foi introduzida pela civilização grega com o nome de ginástica, que se caracterizavam por exercícios disciplinados e tinham a finalidade de desenvolver a destreza, a beleza e a força. Os exercícios incluíam a corrida, os saltos, a natação, o arremesso de peso e o levantamento de peso.Na Grécia antiga a aptidão física era muito valorizada e este costume foi mantido pelos romanos após a conquista da Grécia. No mundo moderno os jogos olímpicos popularizaram as atividades físicas.A nossa saúde está relacionada diretamente à nossa atividade física. Pessoas com hábitos sedentários possuem menor aptidão física, isto é, menor capacidade para executar exercícios físicos. Por outro lado, nossas características de estrutura muscular e de nossas articulações, da constituição de nosso corpo ou de nossa capacidade cardiorrespiratória, determinam também os limites de nossa aptidão física.A mudança de nossa aptidão física é feita através de condicionamento físico. Um programa de condicionamento físico deve sempre levar em conta nossos hábitos e nossas características físicas e evidentemente, deve ser orientado cuidadosamente do ponto de vista médico.Na terceira idade a atividade física é fundamental, tanto para as funções cardiovasculares e pulmonares como também na manutenção da saúde mental.Toda atividade física realizada na terceira idade deve ser feita sob controle médico, principalmente naquelas pessoas não habituadas a exercícios regulares. Muitas vezes há necessidade de se realizar testes cardíacos para avaliação da função cardiovascular, como o teste ergométrico.É recomendado que todo programa de exercícios deva ser feito com regularidade e continuidade, não devendo serem realizados exercícios físicos de modo esporádico. Por outro lado, a atividade física exagerada é sempre prejudicial. Um bom programa de atividade física deve ser realizado no mínimo 2 a 3 vezes semanais, por 40 a 60 minutos de cada vez.A caminhada é o melhor exercício para qualquer idade. A corrida também é muito benéfica, mas leva a mais riscos de lesões em articulações devido aos impactos. O ideal seria combinar vários tipos de atividades e sempre realizá-las com prazer. A combinação de caminhada com natação, por exemplo, é excelente.Em várias situações a atividade física produz uma melhora na capacidade da pessoa, sendo muito útil em determinadas moléstias, como por exemplo, no enfisema pulmonar e no diabetes. O controle da pressão alta fica mais fácil quando são realizados exercícios regulares.São nas doenças das coronárias que a atividade física atinge importância vital, principalmente no que diz respeito à profilaxia do infarto do miocárdio. Exercícios regulares fortalecem o músculo cardíaco e melhoram a circulação coronariana.Observa-se que a pessoa que faz exercícios regulares tem menores chances de desenvolver diabetes com a idade, e o processo de osteoporose tem sua velocidade diminuída.O exercício regular atua de maneira eficaz sobre a tensão emocional, a angustia e a depressão. Após o exercício há sensação de bem estar e até de euforia, produzindo aumento na auto-estima.Várias situações exigem a utilização de exercícios físicos especializados. A imobilização do idoso devida a uma fratura, por exemplo, deve ser sempre de curta duração e seguida de exercícios apropriados.A fisioterapia neurológica está indicada na reabilitação de paralisias, neurites, no tratamento da doença de Parkinson, etc. A fisioterapia respiratória muitas vezes é medida salvadora na recuperação de complicações pulmonares do paciente acamado.Informações estatísticas mostram claramente que o idoso que pratica com regularidade exercícios apresenta melhor expectativa de vida do que aquele de vida sedentária.Dr. João Roberto D. Azevedo

Boa Saúde

Publicado por: Dra. Shirley de Campos http://www.drashirleydecampos.com.br
Atividades físicas
O quê é sedentarismo?
É a falta ou a diminuição da atividade física. É a pessoa que gasta muito poucas calorias por semana com atividades ocupacionais, não necessariamente em atividades esportivas. Isto acarreta o desuso dos nossos sistemas, o que representa um risco à saúde. É a principal causa de aumento da incidência de muitas doenças, como obesidade, diabetes, aumento do colesterol, depósito de gordura nas artérias, hipertensão arterial e infarto do miocárdio.

Alongamento
Por ordem de importância, é a atividade que deve iniciar e finalizar qualquer outra atividade física. Pode não parecer, mas tem gasto calórico considerável, mesmo sendo lento e, por vezes, monótono. Ele trabalha os grandes e pequenos grupos musculares e proporciona o relaxamento do corpo. A prática diária previne lesões, como o estiramento muscular. Para melhores resultados, pratique-o regularmente, sem forçar articulações e sem sentir dor.
Ajudando na malhação
Procure usar sempre roupas leves, tênis e meias confortáveis;
Utilize o espelho sempre que possível para corrigir sua postura;
Faça os exercícios dentro do seu ritmo, sem forçar;
Procure fazer todos os exercícios da forma correta;
Não dispense o alongamento. Ele é fundamental para dar elasticidade aos músculos, para que você não se machuque durante os exercícios;
Beba muita água antes, durante e depois da malhação, para hidratar;
Deixe sempre à vista uma toalha, para limpar o suor: é higiênico e garante a segurança, pois evita que você escorregue quando estiver utilizando algum aparelho;
Faça os exercícios, de preferência, pela manhã ou no fim da tarde. Nunca, depois do almoço.
Procure aproveitar o tempo que você passa malhando, afinal você está contribuindo para a sua saúde;

Caminhada
A caminhada é um bom exercício para todos, pois vamos usá-la a vida toda. Tente caminhar num ritmo um pouco acelerado por cerca de uma hora. Escolha um horário tranqüilo, preferencialmente pela manhã. Evite ruas com muito tráfego e poluição. Para melhores resultados, mantenha a sua freqüência cardíaca em torno de 70 % da sua freqüência cardíaca máxima. Não caminhe se tiver problemas nos joelhos ou nos pés que lhe causem qualquer desconforto com o exercício.

Estacione e caminhe
Sempre que você tiver alguma coisa para resolver fora de casa, procure estacionar seu carro o mais longe possível da entrada de onde pretende ir e tente fazer uma caminhada mais longa. Assim, você estará se exercitando sem perceber. Use toda e qualquer oportunidade que encontrar para caminhar. No final do dia, tudo contribuirá para um melhor preparo físico e uma melhoria na sua saúde.
Esporte contra a depressão
A prática de esportes é uma boa saída para quem sofre de depressão. Modalidades de esporte a dois podem render ótimos resultados. Primeiro, porque a companhia de um amigo pode ser um ótimo estímulo e, segundo, porque a prática de esportes trás bons estímulos físicos e psicológicos. Além de combater tais problemas, o resultado do exercício físico traz satisfação e alegria.

Corrida
Este é um excelente exercício para quem apresenta aptidões. Melhora as condições cardiovasculares e é uma das melhores maneiras de queimar gordura. Se não executada adequadamente e se a musculatura de coxas e pernas não estiverem fortes o suficiente, em longo prazo, poderá causar a diminuição da massa muscular e provocar sérias lesões. Trabalha os músculos das coxas, pernas e quadris.
Protegendo a pele com o suor
Além de manter saudável e ajudar a emagrecer ou manter o peso, a atividade física também ajuda na proteção da pele. Estudos recentes mostram que o suor humano contém um antibiótico natural que combate algumas das bactérias que causam a acne ou algumas infecções na pele.

Acabando com o stress
Para cada hora de trabalho, tente tirar 5 minutos para relaxar, alongar e caminhar. Com apenas alguns minutos de relaxamento (ou apenas fazendo algo que não seja trabalho), você aumentará sua atividade física tanto quanto a sua produtividade e se sentirá melhor durante o resto do dia. Contribuindo, assim, para a diminuição do stress.

Caminhe 10 minutos por dia
Para emagrecer e manter-se saudável não é necessário sempre passar horas suando dentro de uma academia. Muitas pessoas não têm o tempo suficiente para freqüentá-la regularmente ou fazer exercícios muito longos.Novos estudos mostram que até mesmo alguns poucos minutos de exercício por dia já ajudam a manter um bom nível de exercício físico, especialmente se você está começando agora. Lembre-se: antes de começar qualquer atividade física, procure sempre um médico responsável.